quarta-feira, 23 de março de 2011

Maquinanda cai não cai?

Hoje Portugal está suspenso na espectativa do que poderá acontecer ali para os lados da Assembleia. A ajudar à festa, existe mais uma greve a decorrer (CP, Carris, Softlusa), a qual é suficiente para a SIC Notícias dizer que "o país está parado", porque a nação é Lisboa e o resto é paisagem. No campo desportivo o mártir Benfica continua a queixar-se das pedradas na "viatura presidencial" (que eu saiba apenas exista uma viatura presidencial e quem costuma lá andar dentro é Cavaco e sua Maria), e o nosso Cristiano diz que está muito triste por ter de ir almoçar a casa por estar lesionado (com uma namorada daquelas a fazer de sobremesa não percebo).
A central nuclear de Fukushima continua a libertar radioactividade, a água das torneiras de Tóquio já acusam radioactividade e na Líbia continua a ofensiva aliada (a bem do petróleo, mas que ninguém tem coragem de o dizer frontalmente). Mas o que interessa mesmo e o que move a nação hoje, é mesmo saber quem vai ajudar ao suicídio assistido de Sócrates? Será que vai cair ou será que vai ser empurrado? E Bruxelas o que acha disto? Para já desconfia das contas públicas nacionais de 2010 e aponta para um défice superior a 8%... Os partidos da oposição esfregam as mãos de contentes, com a perspectiva de eleições legislativas antecipadas, PP, PCP e PSD prometem lutar por direito ao tacho! O PS já veio a público afirmar, através dessa coisa estranha de nome Manuel Alegre, que apoia José Sócrates para liderar a corrida a PM, e o povo na sua sabedoria já lhe dá 30% da intenção de voto.

Certo é que independentemente da votação de hoje na Assembleia, existem duas coisas que não me parece que venham a mudar: a UE afirma que não admite alterações ao PEC4 com o qual Sócrates se comprometeu e o FMI deve já estar a fazer as malas e a tratar das reservas de hóteis, para aterrar em terras lusas brevemente. É importante não esquecer que os juros da dívida pública nacional a 5 anos alcançaram hoje máximos históricos (8,128%).

Depois de exposto estes dados, só consigo pensar nesta música como banda sonora para o dia de hoje...

Sem comentários: