terça-feira, 23 de junho de 2009

São João for beginners

Já à alguns anos atrás tentei explicar a um amigo meu irlandês, qual o conceito das festas de S. João na cidade do Porto. Expliquei-lhe que a tradição era andar pela rua fora toda à noite, armados com plastic hammers e tal como na guerra, dar e levar marteladas, entre bailaricos de bairro, fogo de artifício, encontros imediatos com alho porro e muita disposiçao para andar a pé, até chegarmos a mais aquele tasco.
Ele de início riu-se, e parecia não acreditar no que lhe dizia, mas certo é que na véspera de S. João desse ano (2004), quando saímos do bar onde trabalhávamos na ribeira do Porto, ele parecia não estar a acreditar na loucura que via nas ruas! Eram 5:30 da manhã, e milhares de pessoas "curtiam" a festa por excelência da Invicta! Havia música, o ar ainda cheirava a sardinhas assadas, milhares de copos e garrafas espalhados pelo chão, provam que a folia tinha sido rija e estava para durar! As marteladas continuava a atacar-nos sem aviso prévio!

Para salvaguardar todos aqueles que não conhecem a verdadeira romaria portuense, aqui ficam alguns apontamentos sobre o que se irá passar hoje à noite. Junto igualmente dois vídeos, que mostram como serão atacados pelos martelos e como poderão acabar a noite a dançar! Mas que bela Maquinanda será esta noite!

São João é o Santo mais festejado em todo o país. Pelo menos é o que nos diz o Cancioneiro Popular:

"Até os mouros na Mourama
festejam o São João.
Quando os mouros o festejam
que fará quem é cristão."

As festas em louvor de São João, que conservam grande parte da sua tradição original no Norte do país, e principalmente no Porto e em Braga, são de inspiração bastante mais pagã que as festas em louvor de Santo António ou mesmo de São Pedro.

De facto, estas festas lembram as festas solisticiais romanas, sobretudo se compararmos as danças em redor das fogueiras, onde são queimadas ervas aromáticas, nas orvalhadas, luminárias, balões ou mesmo nos banhos matinais típicos.
E, na noite de 23 para 24 de Junho, não há portuense que fique em casa.Alho-porro, martelinhos de plástico
Nas ruas, os foliões passeiam o alho-porro, os martelos de plástico, compram manjerico e comem sardinha assada. E é este espírito folião do povo que enche Junho no Porto.








PS.: Não consigo deixar de ser mais concreto que o meu caro companheiro de blog! Já agora, onde vais passar o S. João cara Efervescência da Mente??

Sem comentários: